Skip to main content

Grandes Desastres

Ao longo da história, são muitos os desastres naturais causados pelo homem, fazendo-nos refletir sobre qual o preço do desenvolvimento. Muitos deles, pode-se afirmar, por mero descaso com a vida humana e, outros tantos, por negligência diante das forças da natureza.  

Nossa atuação é em defesa daqueles afetados, no Brasil, por essa atrocidade em nome do lucro a todo custo.

Desastre de Brumadinho/MG, Brasil - 2019

No dia 25 de janeiro de 2019, por volta das 12h28min, no município de Brumadinho/MG, a Barragem I da Mina do Córrego do Feijão, de propriedade da empresa Vale S/A, rompeu-se. Resultado: uma catástrofe sem precedentes na história nacional e mundial.

Desastre de Mariana/MG, Brasil - 2015

Em 5 de novembro de 2015, no Município de Mariana/MG, a Barragem de Fundão, controlada pela empresa Samarco Mineração S/A, rompeu-se, causando um dos maiores impactos ambientais da história mundial envolvendo barragem de rejeitos.

Esse espaço é de reflexão sobre os desastres ocasionados pelo homem na história da humanidade.

Bombas de Hiroshima e Nagasaki, Japão - 1945

Um dos maiores desastres da humanidade, não apenas ambiental.

O lançamento das bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, quando houve o término da Segunda Guerra Mundial.

Foto: Ruínas da cidade de Hiroshima, no Japão, após os Estados Unidos lançarem uma bomba atômica no local, durante a Segunda Guerra Mundial - Agosto de 1945 Universal History Archive/Getty Images

 

Desastre de Minamata, Japão - 1954

Em 1954, na cidade de Minamata, animais começaram a agir estranhamente, apresentando convulsões ou descontrole de funções motoras. Em seguida, os mesmos sintomas foram vistos em humanos. 

Investigações levaram à descoberta de que as águas da cidade estavam contaminadas com mercúrio e outros metais pesados, o que também ocasionou a morte de muitos animais aquáticos. Esse acontecimento ficou conhecido na como o “Desastre de Minamata”.

Estima-se que centenas de pessoas tenham morrido, e que milhares tenham sido contaminadas de alguma forma, o que também produziu várias doenças e anomalias na população.

Vazamento em Bhopal, Índia - 1984

Em 2 de dezembro de 1984, uma fábrica especializada em pesticidas, em Bophal, na Índia, foi responsável por lançar na atmosfera 40 toneladas de gases letais, incluindo-se o metil isocianato. Logo após o acidente, milhares de pessoas morreram, entretanto, as mortes não pararam por aí, pois as consequências da contaminação apareceram ao longo dos meses. Várias pessoas apresentaram cegueira e falência dos órgãos, e crianças nasceram com problemas congênitos.

Estima-se que 15.000 mortes tenham ocorrido por causa do problema e cerca de 500.000 pessoas foram afetadas. Além disso, vários animais mortos ficaram espalhados pelo local, e o solo e a água ficaram contaminados com metais pesados e derivados de cloro cancerígeno.

Explosão de Chernobyl, Ucrânia - 1986

Quando o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu, houve a morte direta de dezenas de pessoas, e indireta de milhares nos anos que se seguiram. 

A radiação nuclear liberada pelo acontecido foi dezenas de vezes mais intensa do que nas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Chernobyl e arredores se tornaram verdadeiras “cidades-fantasmas”. 

Com certeza a explosão de Chernobyl é uma das mais tristes tragédias da humanidade.

Vazamento de Petróleo no Golfo do México - 2010

O vazamento de petróleo no Golfo do México ocorreu após a explosão de uma plataforma da petrolífera inglesa British Petroleum. A explosão levou pessoas à morte e liberou aproximadamente cinco milhões de barris de petróleo no mar. O petróleo derramado matou milhares de animais e contaminou várias outras formas de vida marinha.

Em virtude da poluição da região e da morte de peixes, a atividade econômica na área foi afetada, uma vez que o turismo e a pesca diminuíram.

Faça parte da nossa NEWSLETTER

Todas as novidades do nosso escritório diretamente no seu e-mail.

Nome *
Email *