Nunca sei nada sobre meu processo
- "Meu advogado não me atende"
- "Não tenho notícias do meu processo"
- "Minha advogada não me responde"
- "Nunca sei nada que acontece no meu processo"
Queixas como essa são recorrentes em qualquer escritório de advocacia, não importa o rincão onde esteja localizado dentro deste país continental. Algumas vezes justas, outras injustas, umas tantas justificáveis, outras injustificáveis. De fato, negligenciar o atendimento de qualquer Cliente é um dos pecados capitais de qualquer Advogad@ e/ou Escritório de Advocacia.
Não somos um Escritório perfeito, porque somos imperfeitos, cada um de nós. Mas tenham certeza que nossa bússola aponta para o norte, e ele indica a necessidade de um bom atendimento. Queremos prestar um atendimento de excelência, trilhando um caminho juridicamente mais feliz e em paz!
Assim como você, nós também temos nossas tarefas cotidianas e organizações próprias, prezando pelo cumprimento dos prazos estabelecidos e pelo atingimento dos objetivos delineados. E institucionalmente - enquanto Escritório - também temos tais definições, e nos esforçamos para nos adequarmos e cumprirmos isso. Só isso, mas tudo isso também.
Somos Advogados!
Logo, prazo é essencial, nos constitui. Todo santo dia tem prazo correndo: vencendo internamente; alguns no dia da justiça, enquanto aguardamos alguma diligência; finalizando essa peça processual; revisando aquela outra; refletindo e desenvolvendo a ideia para um recurso; avaliando as provas; analisando a ata da audiência; estudando a jurisprudência; dando atenção à jurimetria; dialogando com os Colegas sobre a melhor estratégia; buscando desenvolver a forma de conquistar o máximo possível a partir das circunstâncias dadas em cada caso concreto, ou seja, cada processo, do seu e de cada um de vocês leitores.
Justamente para alinhar as expectativas de nossos Clientes é que primamos por uma comunicação clara e transparente para evitar contratempos e desgastes. Por isso indicamos as principais etapas processuais desde a nossa contratação para ciência e acompanhamento do trâmite processual, tanto interna, quanto judicialmente.
Desde a abertura do Escritório informamos todos os nossos Clientes quando
i) do ajuizamento da reclamatória trabalhista perante o Poder Judiciário
ii) da designação de audiências - com 30 dias de antecedência, reiterando contato em 7 e 1 dia que antecede o ato (salvo designação judicial em menor prazo) - e;
iii) quando das decisões: Sentença de 1º Grau (Juiz do Trabalho), Acórdão de 2º Grau (TRT), Acórdão do TST, Sentença de Homologação de Cálculos de Liquidação do Processo, e, quando do tão esperado, conquistado e aguardado pagamento.
Se, nesse meio tempo, algum Cliente quisesse uma informação complementar ou consultiva - mesmo tendo recebido o número do processo e o tutorial de acesso ao andamento processual desde o ajuizamento -, entrava em contato com o Escritório e, até fevereiro de 2021 a regra do Escritório era: o último Advogado que trabalhou no caso retornaria para o respectivo Cliente em até 24h.
Acontece que, com o rompimento do paradigma Newtoniano (onde o tempo era previsível, autômato, com a ideia de um tempo absoluto e universal, independentemente do objeto e seu observador), através da Teoria da Relatividade Especial de Albert Einstein, a noção de tempo subjetivo alterou completamente a antiga racionalidade temporal, sendo o tempo visto e compreendido como algo variável conforme a posição e o deslocamento do observador em relação ao objeto, para além do tempo meramente objetivo, irrompendo a linearidade.
Recentemente, atendemos presencialmente um Cliente que, ao se sentar na cadeira, ligeiramente questionou indignado: - "Porque tá demorando tanto esse processo, Dr. Alexandre? Desde 2015, lá se vão 7 anos".
Mesmo com contatos - ainda que espaçados - desde dezembro de 2018, quando os autos subiram ao TST (Brasília), surgiu uma necessidade súbita de saber - novamente - todo o andamento processual, rever as decisões, conhecer o porquê de tamanho prazo espichado para a decisão do TST.
Já foi citado anteriormente neste Espaço Vital o Sociólogo e Filósofo, Zygmunt Bauman (falecido em 2017), o qual desenvolveu suas pesquisas a partir da identificação do chamado "mal-estar da pós-modernidade" - em alusão ao famoso livro de Sigmund Freud "O mal-estar na civilização" - onde tece uma vigorosa reflexão sobre as ansiedades 'modernas'.
Para ele a pós-modernidade é a "vontade de liberdade", algo que acompanha a velocidade das mudanças econômicas, tecnológicas, culturais e do cotidiano, o que implica em uma experiência individual num mundo marcado pela incerteza, incontrolável e assustador, em sentido diametralmente oposto como pensou Freud, o de uma segurança projetada em torno de uma vida social estável, da ordem.
Aprimorando, ele também desenvolveu o conceito de modernidade líquida, na qual "como todos os líquidos, ele jamais se imobiliza nem conserva sua forma por muito tempo. Tudo ou quase tudo em nosso mundo está sempre em mudança: as modas que seguimos e os objetos que despertam nossa atenção (uma atenção, aliás, em constante mudança de foco, que hoje se afasta das coisas e dos acontecimentos que nos atraíam ontem, que amanhã se distanciará das coisas e acontecimentos que nos instigam hoje); as coisas que sonhamos e que tememos, aquelas que desejamos e odiamos, as que nos enchem de esperanças e as que nos enchem de aflição".
Com todo respeito à recém falecida Rainha Elizabeth II - monarca de 14 países e chefe da Commonwealth of Nations ou Commonwealth, uma organização de Estados soberanos que possui 56 membros de todo o mundo - quem, de fato, rege todo mundo no planeta Terra é um velho-jovem senhor chamado Tempo, especialmente nas sociedades contemporâneas, dominadas pela aceleração e pela lógica do tempo curto. Justamente por vivermos a angústia do presenteísmo, buscando expandir ao máximo esse fragmento de tempo que chamamos "presente" , espremido entre um "passado" que não existe, uma vez que já não é um "futuro" contingente, que ainda não é, e que por isso também não existe.
Nessa incessante corrida, que não acaba mesmo após a última badalada das 23h59min, o Senhor que reina (e reinventa) nossa vida pessoal, profissional e, como não poderia deixar de ser, o próprio processo, e tentando estreitar a nossa relação e diminuir a relatividade incita a este paradoxo temporal, visando aprimorar nosso atendimento, é que implementamos desde março de 2021 um canal exclusivo e expedito para tirar dúvidas e responder sobre o andamento processual, prestado por Advogada habilitada em escuta ativa, através dos seguintes canais:
SC (47) 99651 1720 (WhatsApp e telefone)
RJ (21) 98359 0046 (WhatsApp e telefone)
Muitos Clientes nos contrataram antes desse marco temporal, e portanto, sequer sabiam que esse serviço de atendimento imediato não existia antes. Mas ele é um marco em nossa história, que otimiza nosso fluxo e nos possibilita pensar, inclusive, em uma melhor forma de comunicação ativa, já que acesso com login e senha no site, para visualizar o mesmo andamento processual do PJe do Poder Judiciário, não surtiu o efeito desejado e acabamos não passando da fase de teste com alguns Clientes selecionados para tal avaliação.
Claro que, necessitando de uma atenção detalhada, um acompanhamento mais técnico, atividades que demandem maior tempo, será agendado um horário com o Cliente, preferencialmente às 6ªs-feiras (melhor fluxo das agendas individuais), onde todas as dúvidas técnicas quanto as decisões serão sanadas.
O mundo não é linear, por mais que gostaríamos. E para buscar uma equação resolutiva entre a necessidade do Cliente, as agendas institucionais, e ele, o Tempo, é que estamos aprendendo, aprimorando e ajustando, para que possamos melhor atendê-lo no menor tempo possível, imediatamente, de preferência. O objetivo de tal serviço - distinto entre tantos Escritórios - é esse: fomentar um atendimento de excelência a você, Cliente GFSJ!
Afinal, para além dos trajes, gravatas e juridiquês, também "somos [sic] gente boa"!