Bradesco volta a demitir funcionários com LER/Dort em Rondônia

funcionários com LER/Dort são demitidos pelo bradesco

Embora tenha registrado um lucro líquido de R$ 4,113 bilhões no primeiro trimestre de 2016, o Bradesco manteve a política demissional em face de funcionários com LER/Dort (empregados portadores de doença ocupacional) em postos de trabalho.
Em Rondônia, por exemplo, a postura adotada pela instituição comprovou-se com a demissão de dois bancários em um período equivalente a pouco mais de trinta dias.
Mesmo enfrentando inúmeras condenações provenientes de ações trabalhistas contra bancos, o Bradesco não exitou em tomar a medida.

Bradesco demite funcionário
O primeiro empregado foi demitido no dia 6 de outubro de 2016, um dia após o fim da greve nacional dos bancários, que durou trinta e um dias. Já o segundo foi desligado pouco tempo depois, em novembro do mesmo ano.
Para respaldar tal conduta, o Bradesco contestou todos os laudos fornecidos pelos peritos do INSS, que reconheceram os casos como Acidentes de Trabalho (B 91). O banco alega não existir o nexo causal, que é a culpa do empregador pela lesão sofrida pelo funcionário.
A 3ª Vara do Trabalho de Rondônia não acatou as justificativas do banco para demitir os funcionários com LER/Dort e determinou que o primeiro bancário fosse imediatamente reintegrado. Caso contrário, a instituíção seria penalizada em R$ 1 mil reais por dia de descumprimento.
Já o segundo bancário não necessitou aguardar decisão judicial, já que o Bradesco, ciente da ilegalidade, o reintegrou ao emprego.

Funcionários com LER/Dort, façam valer os seus direitos!

Além de não poder rescindir o contrato dos empregados portadores de doenças adquiridas em trabalho, os bancos devem emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) aos funcionários lesionados e aceitar atestados e exames médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), dos convênios ou dos médicos particulares.
É de extrema importância que pessoas que passam por situações semelhantes procurem garantir os seus direitos bancários e busquem pela advocacia trabalhista bancária. Com a orientação especializada em direito trabalhista bancário, funcionários com LER/Dort compreenderão quais medidas judiciais deverão ser empregadas.

Outros links úteis: advogado direito bancário
advogado especialista em direito bancário

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinrssFacebooktwittergoogle_pluslinkedinrss